O paisagismo se integra com a arquitetura nas áreas como conforto térmico, economia de energia e água, qualidade do ar e aumento da biodiversidade local. Árvores frutíferas e plantas nativas com maior adensamento e mais fáceis de manter. Sistema de irrigação por gotejamento e controle automatizado do uso de água.
O projeto consiste em um jardim tropical na entrada da casa, um jardim do cerrado na parte de trás onde fica a area de lazer e oficina, um sistema de tratamento de água usando plantas, cercas vivas na divisa oeste e norte e parede verde na lateral oeste.
Conforto térmico:
Sombreamento e ganho solar com espécies decíduas localizadas ao norte do terreno. Durante o inverno estas árvores perdem as folhas e permitem que o sol entra na casa. O beiral e cobertura da área de lazer deve ser projetada adequadamente.
O jardim tropical localizado na entrada principal dá uma cor viva à casa e também tem a função de ar condicionado natural. A irrigação por spray torna o ar mais fresco que é “puxado” para dentro da casa devido ao efeito chaminé que joga o ar quente para fora através da janela posicionada no alto da sala e área de serviço. Durante o período mais quente do ano, a incidência solar é direta na fachada sul da casa e o jardim tropical serve para amenizar o calor.
Fotos – Referências para o jardim tropical
Reuso da água:
Sistema de captação da água da chuva e água de reuso do chuveiro e máquina de lavar para ser usado no sistema de irrigação por gotejamento.
Biodiversidade:
Espécies nativas de cerrado e frutíferas para atração de insetos e pássaros da região. Produção de frutas para moradores e vizinhos.
Qualidade do ar:
Escolha de plantas que são purificadoras de ar como jibóia, samambaias, lírio da paz. Efeito de ventilação cruzada também favorece a troca de ar e purificação.
Paisagismo e tradição na família:
Este projeto dá continuidade a uma tradição na familia com o plantio árvores e outras plantas. O João Mendonça, pai de Henrique Mendonça, já plantou mais de 2000 árvores na região juntamente com os outros filho Eduardo e Alexandre.
Trabalho feito em colaboração com o Viveiro Candola, responsável pelo fornecimento das mudas, plantio e manutenção, assim como assessoria no projeto paisagístico. Foram utilizadas árvores para paisagismo urbano, sombreamento das ruas e preservação das calçadas. Espécies nativas para preservar a diversidade local e atrair a fauna da região.
Segundo Eduardo Mendonça, proprietário do Viveiro Candola “Este projeto coloca em prática vários conceitos que buscamos como preservar a região que moramos, a valorização do imóvel e facilidade de manutenção”.