Selecionar a telha certa para uma determinada edificação é um processo que deve ser analisado cuidadosamente. Um telhado que deve ser pensado junto com toda a arquitetura da edificação, além da beleza, proporcionando conforto térmico, iluminação adequada e sofisticação. Pensando nisso, neste estudo comparativo começamos com todas as características dos dois materiais – galvalume e cerâmica.

CerâmicaZinco Galvalume
Preço (R$/m²)31.2573.30
corvermelhadiversas
espessura (mm)1.500.43
composiçãocerâmicametal
transmissão de calor (W/m²)5.966.65
durabilidade (anos)2040-80

A solução para este projeto foi a telha zincada galvalume, pois apresentava maiores benefícios a longo prazo. Entre eles:

Durabilidade
Tem a vida útil mais longa.

Resistência
É mais resistente, portanto, gera menos desperdícios (resíduos). Além de suportar chuvas e ventos fortes.

Manutenção
Exige menos manutenção, uma vez que são mais resistentes e duradouras.

Eficiência Energética
Economia com o custo de resfriamento do ambiente, uma vez que o zinco reflete o calor irradiado sobre o telhado, ou seja, por não absorver calor, a economia com resfriamento pode variar entre 10% e 25%.

Custo
Apesar de ter custo um pouco mais caro na telha, é mais leve e exige uma base de madeiramento menos reforçada, além de ter instalação simples, fatores que geram economia durante a obra.

Eficiência Ecológica
Pode conter em seu conteúdo entre 25 e 95% de material reciclado na composição. Além de ser 100% reciclável ao final de sua vida útil.

Resultados eToolLCD

A telha utilizada no projeto da casa é do tipo galvalume zincada e tem uma espessura de 0.48mm e tempo de vida útil de 50 anos. Este material apresentou uma redução de GWP (Global Warming Potential) quando comparado a telha cerâmica, chegando a um percentual de 1,75%, que corresponde a 11,30 kgCO2/morador/ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s