Conceito

O Lar Circular busca conforto, bem estar, integração com ambiente local, eficiência de construção e operação e preço similar ao praticado na região. O objetivo é demonstrar que construção inteligente e sustentável tem o melhor retorno do investimento e oferece benefícios aos moradores e meio ambiente durante toda vida útil.

A residência foi projetada para abrigar até 5 pessoas, possui área interna total de 90m2 com três quartos sendo uma suíte e closet, um banheiro social, cozinha com sala de jantar e sala de estar integradas. A garagem é coberta e integrada com a área de lazer e oficina. O paisagismo e decks em madeira complementam o lote de esquina de 262 m2.

O projeto está localizado no bairro Candola Sion na cidade de Bambuí, estado de Minas Gerais. O loteamento Candola Sion é uma nova área de cidade que está em desenvolvimento desde 2010 e possui planejamento diferenciado com calçadas mais largas, plantio de árvores, praças e infra estrutura de qualidade para os novos moradores.

O projeto está em desenvolvimento utilizando a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (Life Cycle Design) para medir o desempenho ambiental e econômico durante a fase de concepção e monitorar ao longo da vida útil da residência.

O projeto busca entender melhor de onde vem os materiais e como é feita a construção, o uso e questionar também o fim da vida útil. E principalmente o propósito que ela oferece com relação ao abrigo, e o legado que será deixado para nosso planeta e nossa sociedade.

A avaliação de ciclo de vida (ACV) é considerada a metodologia de projeto mais robusta e holística para quantificar desempenho ambiental, auxiliando a equipe técnica minimizar os impactos ambientais no menor custo financeiro possível. A avaliação de ciclo de vida abrange todos os principais impactos relacionados com a residência seguindo as normas internacionais ISO 14044 e EN15978 (Desempenho Ambiental de Edificações – Método de Cálculo). A ACV da casa parsustem será realizada com o software eToolLCD em parceria com a empresa eTool.

Os indicadores que serão utilizados para medir desempenho ambiental, financeiro e saúde humana são:

  • Potencial de Aquecimento Global (kg CO2e / morador / ano)
  • Custo total construção (R$)
  • Custo operacional (R$/ morador / ano)
  • Saúde humana (uDALY / morador / ano)

Todo o projeto está documentado para divulgação e fomento à pesquisa na área de avaliação de ciclo de vida na construção civil do Brasil e internacionalmente.

Alguns cases de projetos já realizados estão disponíveis no site da eTool

As áreas de projeto são:

Funcionalidade – projeto busca equilíbrio entre fornecer abrigo para o maior número de moradores possível e ao mesmo tempo manter espaço confortável e funcional através do projeto de interiores e paisagismo. Outro aspecto é a alta durabilidade da construção modular pré-fabricada para minimizar os impactos da construção e também permitir que o projeto se adapte ou seja desconstruído no futuro.

Arquitetura Bioclimática – projeto integrado com o clima local para garantir conforto térmico de forma passiva e eliminar o uso de ar condicionado. Aspectos como orientação, aberturas e uso de materiais buscam aumentar a ventilação cruzada, iluminação natural e controlar o ganho solar de acordo com a estação do ano. O método construtivo utiliza materiais com quantidade de massa térmica de inércia específica para o clima da região para controle de temperatura naturalmente. O projeto paisagístico é integrado com a arquitetura para correto sombreamento e ganho solar ao longo do ano.

Método construtivo e uso de materiais – construção modular e pré-fabricada utilizando materiais com baixo impacto ambiental incorporado, alta durabilidade, fácil manutenção e baixo índice de resíduo. Materiais e sistemas com garantia estendida são priorizados. Materiais que aumentam o desempenho térmico e proporcionem qualidade do ar interno.

Eficiência energética – uso inteligente de energia para todas as áreas incluindo:
Ventilação e Aquecimento passivo e apoio de ventiladores caso necessário.
Alto índice de iluminação natural com projeto das aberturas de portas e janelas.
Aquecimento solar de água com painéis de alta eficiência e apoio elétrico no ponto de uso.
Monitoramento e Automação: iluminação com sensores de presença e luminosidade, monitoramento no uso de energia e água, e sistema de alarme de segurança.
Recomendação no uso de eletrodomésticos de alta eficiência energética e com opção de garantia estendida.
Recomendação no uso de fogão elétrico por indução em substituição ao uso de gás natural ou GLP.

Eficiência no uso de água potável e tratamento de esgoto – metais sanitários de alta eficiência para as torneiras dos banheiros, cozinha e chuveiros. Vaso sanitário com caixa acoplada e descarga dupla.
Sistema de reuso de água cinza da máquina de lavar, pias e chuveiros com sistema de tratamento e armazenamento separado para uso nos sanitários e irrigação.
Sistema de irrigação por gotejamento com controle automatizado.
Sistema de tratamento de esgoto através de saneamento ecológico para reuso no jardim e redução dos impactos na rede pública.

Saúde e conforto para os moradores – qualidade do ar interno com ventilação natural e uso adequado de acabamentos internos evitando toxicidade. Recomendação sobre qualidade da água para se beber. Projeto de iluminação customizado para garantir conforto e bem estar.

Paisagismo integrado com a arquitetura em áreas como conforto térmico, uso de energia e água buscando restaurar a biodiversidade local e qualidade do ar. Escolha da espécie decíduas localizadas ao norte para permitir ganho solar durante época mais fria do ano. Árvores frutíferas e plantas nativas com maior adensamento e mais fáceis de manter. Sistema de irrigação por gotejamento e controle automatizado do uso de água. Jardim tropical e uso de ventilação por efeito chaminé para circular ar fresco na casa no durante o verão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s