As metas ambientais tem o propósito de influenciar o desempenho ambiental na fase de concepção do projeto pois o custo de fazer mudanças é menor.

Para ser sustentável o projeto deve ser também economicamente viável. Para determinar as melhorias mais eficientes e melhor retorno do investimento, a equipe de projeto utiliza a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

O principal objetivo é reduzir as emissões que causam o aquecimento global (Global Warming Potential GWP), responsável pelas mudanças climáticas. A meta do Lar Circular é zerar as emissões de carbono, reduzindo o máximo possível e realizando a compensação do restante das emissões. O escopo inclui todos os módulos de ciclo de vida (A-D).

Com foco na funcionalidade para atingir metas ambientais, o projeto da residência busca a melhor relação entre a área construída e a quantidade de moradores. Em paralelo, é considerada a vida útil do projeto, empregando materiais de qualidade, construção com mão de obra adequada e manutenção periódica para poder garantir que os impactos serão diluídos ao longo do maior tempo de vida útil possível.

O modelo inicial de ACV com o projeto básico indica as áreas de maior impacto conforme imagens abaixo.

Imagem 01 – Impact Summary (eToolLCD)

Imagem 02 – Maiores impactos por materiais (eToolLCD – Analysis)

Imagem 03 – Maiores Impactos de Energia Operacional (eToolLCD)

Imagem 04 – Consumo de Água Potável (eToolLCD)

Analisando os resultados por ordem de maior impacto, observamos que:

O projeto possui alta funcionalidade com área total construída de 90m2, média de 3 moradores e vida útil estimada em 90 anos.

Os materiais de maiores impactos são o concreto, o aço e os gases refrigerantes da geladeira e dos sistemas de ar condicionado.

Há um grande impacto no tratamento das águas residuais. Em relação aos impactos do ciclo de vida da água, o tratamento causa um maior impacto do que o abastecimento. Isso se dá pela forma que ele é tratada, consumindo muita energia elétrica.

Quando se trata de estágios de ciclo de vida, o maior impacto se encontra na fase de uso, principalmente na etapa de substituição dos produtos na edificação.

As principais soluções analisadas neste momento de concepção de projeto para atingir a meta de zero são:

Mudar o método construtivo de elementos estruturais de concreto armado para elementos estruturais em madeira; utilizando fechamento e acabamento com materiais renováveis.

Melhorar o desempenho térmico da envoltória da casa, com isso eliminar o uso de ar condicionados, garantindo o conforto através do uso de ventiladores e ventilação natural. E em caso de escolher usar o ar condicionado, buscar por gases refrigerantes de menos impacto e se preocupar com a manutenção e fim da vida deste equipamento, descartando-o adequadamente, fazendo gerenciamento desses gases.

Após redução da demanda de eletricidade, abastecer a casa com energia renovável – como por exemplo a fotovoltaica

Evitar a queima de combustíveis fósseis ao substituir o fogão e forno a gás por um fogão por indução.

Reuso da água cinza, que reduz tanto no fornecimento de água potável quanto no tratamento de água residual. A captação de água da chuva vem a ser uma segunda hipótese para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa.

No fim, podemos utilizar de créditos de carbono para neutralizar essas emissões.

A próxima atualização com o avanço do projeto de concepção será realizado a Avaliação de Custo de Ciclo de Vida, também utilizando o software eToolLCD

Os cálculos de ACV e interpretação dos resultados auxiliam definir quais melhorias oferecem maior retorno financeiro e ambiental, ajudando a priorizar as estratégias até a tomada de decisão final para atingir a meta de zero carbono.

Receba uma cópia deste modelo de ACV, crie sua conta no software eToolLCD e entre em contato conosco.

Veja como o seu projeto também pode estabelecer e atingir metas de desempenho ambiental, mais detalhes neste artigo publicado no site da eTool.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s